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Diagramas de Casos de Uso Diagramas de Casos de Uso Além de introduzir casos de uso como elementos primários no desenvolvimento de software, Jacobson (1994) também introduziu um diagrama para visualizar casos de uso. O diagrama de casos de uso também faz parte agora da UML. Muitas pessoas acham este tipo de diagrama útil. No entanto, devo salientar que você não precisa desenhar um diagrama para usar casos de uso. Um dos projetos mais eficazes que eu conheço que usava casos de uso envolveu manter cada um em um cartão de índice e classificar os cartões em pilhas para mostrar o que precisava construir em cada iteração. A Figura 3-2 mostra alguns casos de uso de um sistema de negociação financeira. Figura 3-2. Diagrama de Caso de Uso Um ator é um papel que um usuário desempenha em relação ao sistema. Existem quatro atores na Figura 3-2: Gerente de Negociação, Trader, Vendedor e Sistema de Contabilidade. (Sim, eu sei que seria melhor usar a palavra papel, mas, aparentemente, houve uma má tradução do sueco.) Provavelmente haverá muitos comerciantes na organização, mas no que diz respeito ao sistema, todos eles jogam O mesmo papel. Um usuário também pode desempenhar mais de uma função. Por exemplo, um comerciante sênior pode desempenhar o papel de gerente de negociação e também ser um comerciante regular de um comerciante também pode ser um vendedor. Ao lidar com atores, é importante pensar sobre papéis em vez de pessoas ou títulos de cargos. Os atores realizam casos de uso. Um único ator pode executar muitos casos de uso inversamente, um caso de uso pode ter vários atores a realizá-lo. Na prática, eu acho que os atores são mais úteis quando se tenta criar os casos de uso. Diante de um sistema grande, muitas vezes pode ser difícil chegar a uma lista de casos de uso. É mais fácil nessas situações chegar primeiro à lista de atores e, em seguida, tentar elaborar os casos de uso para cada ator. Os atores não precisam ser humanos, mesmo que os atores sejam representados como figuras de vara dentro de um diagrama de casos de uso. Um ator também pode ser um sistema externo que necessita de algumas informações do sistema atual. Na Figura 3-2, podemos ver a necessidade de atualizar as contas do Sistema de Contabilidade. Existem várias variações sobre o que as pessoas mostram como atores. Algumas pessoas mostram cada sistema externo ou ator humano no diagrama de caso de uso outros preferem mostrar o iniciador do caso de uso. Eu prefiro mostrar ao ator que obtém valor do caso de uso, que algumas pessoas chamam de ator principal. No entanto, eu não levar isso muito longe. Estou feliz em ver o sistema de contabilidade obter valor, sem tentar descobrir o ator humano que recebe valor do sistema de contabilidade que implicaria modelagem do sistema de contabilidade em si. Dito isto, você sempre deve questionar casos de uso com atores do sistema, descobrir quais são os objetivos reais do usuário e considerar maneiras alternativas de atingir esses objetivos. Quando estou trabalhando com atores e casos de uso, eu não me preocupo muito com o que os relacionamentos exatos estão entre eles. Na maioria das vezes, o que eu realmente estou procurando são os casos de uso que os atores são apenas uma maneira de chegar lá. Contanto que eu recebo todos os casos de uso, eu não estou preocupado com os detalhes dos atores. Existem algumas situações em que vale a pena acompanhar os atores mais tarde. O sistema pode precisar de configuração para vários tipos de usuários. Neste caso, cada tipo de usuário é um ator, e os casos de uso mostram o que cada ator precisa fazer. Acompanhar quem quer casos de uso pode ajudá-lo a negociar prioridades entre vários atores. Alguns casos de uso não têm links claros para atores específicos. Considere uma empresa de serviços públicos. Claramente, um de seus casos de uso é Send Out Bill. Não é tão fácil identificar um ator associado, no entanto. Nenhuma função de usuário específica solicita uma conta. A conta é enviada ao cliente, mas o wouldnt do cliente objeta se didnt acontecer. O melhor palpite em um ator aqui é o Departamento de Faturamento, na medida em que obtém valor do caso de uso. No entanto, o Faturamento normalmente não está envolvido no processo de uso. Esteja ciente de que alguns casos de uso não aparecerão como resultado do processo de pensar sobre os casos de uso de cada ator. Se isso acontecer, não se preocupe muito. O importante é entender os casos de uso e os objetivos do usuário que eles satisfazem. Uma boa fonte para identificar casos de uso são eventos externos. Pense em todos os eventos do mundo exterior ao qual você quer reagir. Um determinado evento pode causar uma reação do sistema que não envolve usuários, ou pode causar uma reação principalmente dos usuários. Identificar os eventos que você precisa para reagir a irá ajudá-lo a identificar os casos de uso. Relacionamentos de casos de uso Além dos links entre atores e casos de uso, você pode mostrar vários tipos de relações entre casos de uso. A relação de inclusão ocorre quando você tem um pedaço de comportamento que é semelhante em mais de um caso de uso e você não quer continuar copiando a descrição desse comportamento. Por exemplo, tanto Analisar Risco e Preço Deal exigem que você valorize o negócio. Descrever a avaliação do negócio envolve um pedaço justo de escrita, e eu odeio copiar e colar. Então eu spun off um caso de uso de Value Deal separado para esta situação e referi-lo a partir dos casos de uso originais. Você usa a generalização de caso de uso quando você tem um caso de uso que é semelhante a outro caso de uso, mas faz um pouco mais. Com efeito, isso nos dá uma outra maneira de capturar cenários alternativos. Em nosso exemplo, o caso de uso básico é Capture Deal. Este é o caso em que tudo vai bem. As coisas podem perturbar a captura suave de um negócio, no entanto. Um deles é quando um limite é excedido, por exemplo, o montante máximo que a organização comercial estabeleceu para um cliente em particular. Aqui nós não realizamos o comportamento usual associado com o caso de uso dado que realizamos uma alternativa. Poderíamos colocar essa variação no caso de uso do Capture Deal como uma alternativa, como no caso de uso do Buy a Product que descrevi anteriormente. No entanto, podemos sentir que esta alternativa é suficientemente diferente para merecer um caso de uso separado. Colocamos o caminho alternativo em um caso de uso especializado que se refere ao caso de uso base. O caso de uso especializado pode substituir qualquer parte do caso de uso de base, embora ainda deva ser sobre a satisfação da mesma meta essencial do usuário. Uma terceira relação, que eu não mostrei na Figura 3-2, é chamada de extensão. Essencialmente, isso é semelhante à generalização, mas com mais regras para ele. Com essa construção, o caso de uso de extensão pode adicionar comportamento ao caso de uso base, mas desta vez o caso de uso base deve declarar certos pontos de extensão eo caso de uso de extensão pode adicionar um comportamento adicional somente nesses pontos de extensão. (Veja Figura 3-3.) Figura 3-3. Estender relacionamento Um caso de uso pode ter muitos pontos de extensão e um caso de uso de extensão pode estender um ou mais desses pontos de extensão. Você indica quais na linha entre os casos de uso no diagrama. Tanto a generalização como a extensão permitem dividir um caso de uso. Durante a elaboração, eu costumo dividir qualquer caso de uso que está ficando muito complicado. Eu dividir durante a fase de construção do projeto se eu descobrir que eu não posso construir o caso de uso inteiro em uma iteração. Quando eu dividir, eu gosto de fazer o caso normal primeiro e as variações mais tarde. Aplique as regras a seguir. Use incluir quando você está se repetindo em dois ou mais casos de uso separados e você quer evitar a repetição. Use generalização quando você está descrevendo uma variação no comportamento normal e você deseja descrevê-lo casualmente. Use extend quando você está descrevendo uma variação no comportamento normal e você deseja usar o formulário mais controlado, declarando seus pontos de extensão em seu caso de uso base. Use diagramas de maiúsculas e minúsculas Use Case Diagrams Além de introduzir casos de uso como elementos primários no desenvolvimento de software, Jacobson (1994) também introduziu um diagrama para visualizar casos de uso. O diagrama de casos de uso também faz parte agora da UML. Muitas pessoas acham este tipo de diagrama útil. No entanto, devo salientar que você não precisa desenhar um diagrama para usar casos de uso. Um dos projetos mais eficazes que eu conheço que usava casos de uso envolveu manter cada um em um cartão de índice e classificar os cartões em pilhas para mostrar o que precisava construir em cada iteração. A Figura 3-2 mostra alguns casos de uso de um sistema de negociação financeira. Figura 3-2. Diagrama de Caso de Uso Um ator é um papel que um usuário desempenha em relação ao sistema. Existem quatro atores na Figura 3-2: Gerente de Negociação, Trader, Vendedor e Sistema de Contabilidade. (Sim, eu sei que seria melhor usar a palavra papel, mas, aparentemente, houve uma má tradução do sueco.) Provavelmente haverá muitos comerciantes na organização, mas no que diz respeito ao sistema, todos eles jogam O mesmo papel. Um usuário também pode desempenhar mais de uma função. Por exemplo, um comerciante sênior pode desempenhar o papel de gerente de negociação e também ser um comerciante regular de um comerciante também pode ser um vendedor. Ao lidar com atores, é importante pensar sobre papéis em vez de pessoas ou títulos de cargos. Os atores realizam casos de uso. Um único ator pode executar muitos casos de uso inversamente, um caso de uso pode ter vários atores a realizá-lo. Na prática, eu acho que os atores são mais úteis quando se tenta criar os casos de uso. Diante de um sistema grande, muitas vezes pode ser difícil chegar a uma lista de casos de uso. É mais fácil nessas situações chegar primeiro à lista de atores e, em seguida, tentar elaborar os casos de uso para cada ator. Os atores não precisam ser humanos, mesmo que os atores sejam representados como figuras de vara dentro de um diagrama de casos de uso. Um ator também pode ser um sistema externo que necessita de algumas informações do sistema atual. Na Figura 3-2, podemos ver a necessidade de atualizar as contas do Sistema de Contabilidade. Existem várias variações sobre o que as pessoas mostram como atores. Algumas pessoas mostram cada sistema externo ou ator humano no diagrama de caso de uso outros preferem mostrar o iniciador do caso de uso. Eu prefiro mostrar ao ator que obtém valor do caso de uso, que algumas pessoas chamam de ator principal. No entanto, eu não levar isso muito longe. Estou feliz em ver o sistema de contabilidade obter valor, sem tentar descobrir o ator humano que recebe valor do sistema de contabilidade que implicaria modelagem do sistema de contabilidade em si. Dito isto, você sempre deve questionar casos de uso com atores do sistema, descobrir quais são os objetivos reais do usuário e considerar maneiras alternativas de atingir esses objetivos. Quando estou trabalhando com atores e casos de uso, eu não me preocupo muito com o que os relacionamentos exatos estão entre eles. Na maioria das vezes, o que eu realmente estou atrás é o uso casos os atores são apenas uma maneira de chegar lá. Contanto que eu recebo todos os casos de uso, eu não estou preocupado com os detalhes dos atores. Existem algumas situações em que vale a pena acompanhar os atores mais tarde. O sistema pode precisar de configuração para vários tipos de usuários. Neste caso, cada tipo de usuário é um ator, e os casos de uso mostram o que cada ator precisa fazer. Acompanhar quem quer casos de uso pode ajudá-lo a negociar prioridades entre vários atores. Alguns casos de uso não têm links claros para atores específicos. Considere uma empresa de serviços públicos. Claramente, um de seus casos de uso é Send Out Bill. Não é tão fácil identificar um ator associado, no entanto. Nenhuma função de usuário específica solicita uma conta. A conta é enviada ao cliente, mas o wouldnt do cliente objeta se didnt acontecer. O melhor palpite em um ator aqui é o Departamento de Faturamento, na medida em que obtém valor do caso de uso. No entanto, o Faturamento normalmente não está envolvido no processo de uso. Esteja ciente de que alguns casos de uso não aparecerão como resultado do processo de pensar sobre os casos de uso de cada ator. Se isso acontecer, não se preocupe muito. O importante é entender os casos de uso e os objetivos do usuário que eles satisfazem. Uma boa fonte para identificar casos de uso são eventos externos. Pense em todos os eventos do mundo exterior ao qual você quer reagir. Um determinado evento pode causar uma reação do sistema que não envolve usuários, ou pode causar uma reação principalmente dos usuários. Identificar os eventos que você precisa para reagir a irá ajudá-lo a identificar os casos de uso. Relacionamentos de casos de uso Além dos links entre atores e casos de uso, você pode mostrar vários tipos de relações entre casos de uso. A relação de inclusão ocorre quando você tem um pedaço de comportamento que é semelhante em mais de um caso de uso e você não quer continuar copiando a descrição desse comportamento. Por exemplo, tanto Analisar Risco e Preço Deal exigem que você valorize o negócio. Descrever a avaliação do negócio envolve um pedaço justo de escrita, e eu odeio copiar e colar. Então eu spun off um caso de uso de Value Deal separado para esta situação e referi-lo a partir dos casos de uso originais. Você usa a generalização de caso de uso quando você tem um caso de uso que é semelhante a outro caso de uso, mas faz um pouco mais. Com efeito, isso nos dá uma outra maneira de capturar cenários alternativos. Em nosso exemplo, o caso de uso básico é Capture Deal. Este é o caso em que tudo vai bem. As coisas podem perturbar a captura suave de um negócio, no entanto. Um deles é quando um limite é excedido, por exemplo, o montante máximo estabelecido pela organização comercial para um determinado cliente. Aqui nós não realizamos o comportamento usual associado com o caso de uso dado que realizamos uma alternativa. Poderíamos colocar essa variação no caso de uso do Capture Deal como uma alternativa, como no caso de uso do Buy a Product que descrevi anteriormente. No entanto, podemos sentir que esta alternativa é suficientemente diferente para merecer um caso de uso separado. Colocamos o caminho alternativo em um caso de uso especializado que se refere ao caso de uso base. O caso de uso especializado pode substituir qualquer parte do caso de uso de base, embora ainda deva ser sobre a satisfação da mesma meta essencial do usuário. Uma terceira relação, que eu não mostrei na Figura 3-2, é chamada de extensão. Essencialmente, isso é semelhante à generalização, mas com mais regras para ele. Com essa construção, o caso de uso de extensão pode adicionar comportamento ao caso de uso base, mas desta vez o caso de uso base deve declarar certos pontos de extensão eo caso de uso de extensão pode adicionar um comportamento adicional somente nesses pontos de extensão. (Veja Figura 3-3.) Figura 3-3. Estender relacionamento Um caso de uso pode ter muitos pontos de extensão e um caso de uso de extensão pode estender um ou mais desses pontos de extensão. Você indica quais na linha entre os casos de uso no diagrama. Tanto a generalização como a extensão permitem dividir um caso de uso. Durante a elaboração, eu costumo dividir qualquer caso de uso que está ficando muito complicado. Eu dividir durante a fase de construção do projeto se eu descobrir que eu não posso construir o caso de uso inteiro em uma iteração. Quando eu dividir, eu gosto de fazer o caso normal primeiro e as variações mais tarde. Aplique as regras a seguir. Use incluir quando você está se repetindo em dois ou mais casos de uso separados e você quer evitar a repetição. Use generalização quando você está descrevendo uma variação no comportamento normal e você deseja descrevê-lo casualmente. Use extend quando você está descrevendo uma variação no comportamento normal e você deseja usar o formulário mais controlado, declarando seus pontos de extensão em seu caso de uso base. Exemplo de casos de uso Exemplo de exemplos de diagramas de casos de uso de negócios Check-in de aeroporto e negócios de rastreamento de segurança Modelo Finalidade. Um exemplo de diagrama de caso de uso de negócios para check-in de aeroporto e rastreamento de segurança. Resumo. Os casos de uso de negócios são Check-in Individual, Check-In de Grupos (para grupos de turistas), Screening de Segurança, etc. - representando funções ou processos comerciais que ocorrem em um aeroporto e atendem a necessidades dos passageiros. Modelo de negócios do restaurante Objetivo. Dois exemplos alternativos do diagrama do caso do uso do negócio para um restaurante - vistas externas e internas do negócio de um restaurante. Resumo. Vários atores de negócios com algumas necessidades e objetivos relacionados ao restaurante e casos de uso de negócios expressando expectativas dos atores do negócio. Exemplos de diagramas de casos de uso do sistema Máquina de venda de bilhetes Objetivo. Mostre que a máquina de venda automática de bilhetes permite que os passageiros comprem bilhetes. Resumo. O objetivo final de um viajante em relação à nossa máquina de venda de bilhetes é comprar um bilhete. Temos um único caso de uso Ticket de Compra, como esta máquina de venda automática não está fornecendo quaisquer outros serviços. A máquina vending do bilhete é um assunto do exemplo diagrama do caso de uso. Commuter e Bank são nossos atores. Ambos participando do caso de uso Ticket de Compra. Banco ATM Exemplo de diagramas de casos de uso UML Objetivo. Descrever os casos de uso que uma caixa eletrônica (ATM) ou a máquina bancária automática (ABM) fornece aos clientes do banco. Resumo. O cliente usa um banco ATM para verificar os saldos de suas contas bancárias, depositar fundos, retirar dinheiro e / ou transferir fundos (casos de uso). Técnico ATM fornece manutenção e reparos para o ATM. Ponto de venda (POS) terminal Finalidade. Um exemplo de casos de uso para um Ponto de Venda (POS) Terminal ou Checkout em um supermercado. Resumo. O caso de uso do Checkout envolve atores do Serviço de Pagamento de Clientes, Agentes e Clientes e inclui itens de varredura, cálculo total e impostos e casos de uso de pagamento. Este é um exemplo de um caso de uso grande e complexo dividido em vários casos de uso menores. Catálogo de acesso público on-line da biblioteca eletrônica (OPAC) Objetivo. Liste os casos de uso de nível superior para o catálogo de acesso público on-line da biblioteca eletrônica. Resumo. Os patrocinadores de uma biblioteca podem pesquisar catálogo on-line da biblioteca para localizar vários recursos - livros, periódicos, materiais de áudio e visual ou outros itens sob controle da biblioteca. Os clientes podem reservar ou renovar item, fornecer feedback e gerenciar sua conta. Diagramas de casos de uso de compras online Objetivo. Fornecer casos de uso de nível superior para um cliente da web fazer compras on-line. Resumo. O ator do cliente da correia fotorreceptora usa algum Web site para fazer compras em linha. Os casos de uso de nível superior são Exibir itens. Faça Compra e Registro de Cliente. Sistema de processamento de cartão de crédito Finalidade. Definir os principais casos de uso de um sistema de processamento de cartão de crédito (gateway de pagamento por cartão de crédito). Resumo. O comerciante envia uma solicitação de transação de cartão de crédito para o gateway de pagamento de cartão de crédito em nome de um cliente. Banco que emitiu cartão de crédito de clientes é ator que poderia aprovar ou rejeitar a transação. Se a transação for aprovada, os fundos serão transferidos para a conta bancária dos comerciantes. Administração do website Objetivo. Administração de sites ou administração Exemplo de diagramas de casos de uso UML. Resumo. O ator do administrador do site pode gerenciar grupos de usuários, usuários, sessões de usuários e logs. A equipe do Help Desk usa um subconjunto de funções disponíveis para o Administrador do Website. Hospital Management Objetivo: Descrever os principais serviços (funcionalidade) fornecidos por uma recepção hospitais. Resumo. Este exemplo de diagrama de caso de uso UML mostra ator e casos de uso para uma recepção de hospitais. O subsistema ou o módulo da recepção do hospital suporta alguns dos muitos deveres do trabalho de um recepcionista do hospital. Recepcionista agenda a nomeação dos pacientes e admissão ao hospital, coleta informações do paciente por telefone e ou sobre a chegada dos pacientes ao hospital. Para o paciente que vai ficar no hospital (internado), ele ou ela deve ter uma cama alocada em uma enfermaria. Recepcionistas também podem receber pagamentos de pacientes, registrá-los em um banco de dados e fornecer recibos, reivindicações de seguro de arquivo e relatórios médicos. Relatório de diagnóstico de radiologia Exemplo de diagrama de caso de uso UML Objetivo: Relatório de diagnóstico de radiologia Exemplo de diagrama de casos de uso UML para o perfil de imagem simples e numérico (SINR) IHE Perfil de integração de radiologia. Resumo. Na fase inicial de notificação de diagnóstico, um médico de leitura registra um diagnóstico ao gerar um projecto de objecto DICOM Estruturado Report (SR). O ator do Report Creator transmite esse objeto DICOM SR ao Gerenciador de Relatórios. Repositório de relatório externo O ator de acesso é um gateway para obter outros relatórios de departamento da empresa, como Laboratório e Patologia, do departamento de imagem. Proteção de Software e Licenciamento Objetivo: O exemplo de diagrama de casos de uso mostra algumas vistas simplificadas de casos de uso de licenciamento de software suportados pelo Aplicativo Sentinel EMS. Resumo. O kit de desenvolvimento de licenças do Sentinel (Sentinel LDK) é uma solução de Gerenciamento de Direitos Digitais de Software (DRM) da SafeNet Inc. que oferece proteção contra cópia, proteção para Propriedade Intelectual (IP) e licenciamento seguro e flexível. O aplicativo Sentinel EMS trata três grandes fluxos de trabalho - planejamento de licenças, processamento e produção de pedidos e ativação de software de avaliação. Observe um erro de ortografia Selecione o texto usando o mouse e pressione Ctrl Enter. Este documento descreve a UML 2.5 e é baseado na especificação OMGtrade Unified Modeling Languagetrade (OMG UMLreg) 2.5 UML 2.5 FTF - Beta 1. Todos os diagramas UML foram criados no Microsoft Visio 2007 ou 2018 usando estênceis UML 2.2. Você pode enviar seus comentários e sugestões ao webmaster em webmasteruml-diagrams. org. Copyright copy 2009-2017 uml-diagrams. org. Todos os direitos reservados. O padrão aberto aceito que é usado na engenharia de software e no design do sistema, ao modelar sistemas orientados a objetos e processos de negócios é conhecido como UML (Unified Modeling Language). A UML foi criada para sistemas de software de definição, visualização, design e documentação. Não é uma linguagem de programação, mas na base do modelo UML pode ser gerado código. A UML usa um conjunto genérico de notações gráficas para a criação de um modelo abstrato do sistema chamado modelo UML. A notação UML permite representar visualmente requisitos, subsistemas, padrões estruturais e comportamentais, elementos lógicos e físicos, etc. A UML define 13 tipos de diagramas: Classe (Pacote), Caso de Uso, Seqüência, Objeto, Colaboração, Componente, Máquina de Estado, Estrutura Composta, Atividade e Implantação. Todos esses tipos de Diagramas UML podem ser criados com rapidez e facilidade com o poderoso software ConceptDraw PRO estendido com a solução especial Rapid UML da área de Desenvolvimento de Software do ConceptDraw Solution Park. A solução Rapid UML Rapid UML estende o software ConceptDraw PRO com modelos, amostras e bibliotecas de stencils vetoriais para desenho rápido dos diagramas UML usando a tecnologia Rapid Draw.
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